Wednesday, January 18, 2017

A dica do dia é sobre o suporte teórico. Vou citar trabalhos meus nas dicas, mas não é por vaidade e sim porquer poderia ofender outros autores. É comum encontrarmos, em projetos e outros textos acadêmicos, a seguinte forma de falar sobre o suporte teórico. "Meu suporte teórico é Paiva (2015)*, fulano, beltrano". Ora, Paiva (2015) não é um suporte teórico, pois é um texto sobre história da tecnologia. Ou ainda, "meu suporte teórico é Paiva (2007)**. Paiva 2007 não propõe nenhuma teoria nova: nem sobre habilidades orais nem sobre narrativas de aprendizagem. O texto fala sobre o desejo de aprender a falar. Ele tem como suporte a teoria do caos que não é uma teoria desenvolvida por mim. Se você vai trabalhar com teoria do caos, o correto seria dizer "meu suporte teórico é a teoria do caos e me baseio nos seguintes autores...". Sempre recorra a textos sobre a teoria e evite textos de segunda mão. Será que Paiva (2007) é a melhor fonte para falar sobre teoria do caos? Ou seria melhor deixar esse texto para a revisão da literatura mostrando outras pesquisas que trabalharam com essa perspectiva teórica?
Conclusão: ao falar de seu suporte teórico ou referencial teorico, diga qual é a teoria que vai dar suporte a sua pesquisa.Explicite quais são os conceitos que você vai usar para iluminar seu objeto de estudo.
*Paiva, V.L.M.O.P.O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, Dánie Marcelo de; MACIEL. Ruberval Franco (Orgs.)Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 44.Campinas, SP : Pontes Editores, 2015, p.21-34.
**Paiva, V.L.M.O.P. As habilidades orais nas narrativas de aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 46, n.2.p.165-179, 2007.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home