#DicaPesquisa120
A qualidade de uma pesquisa quantitativa é avaliada levando-se em conta os critérios de validade (interna e externa) e confiabilidade (interna e externa). Se uma pesquisa tem validade interna significa que ela investigou exatamente o que se propôs a pesquisar e externa se os resultados permitem fazer generalizações. Confiabilidade interna avalia se outra pessoa analisando os mesmos dados chegaria ao mesmo resultado e externa se outro pesquisador replicando a pesquisa chegaria à mesma conclusão. Para a pesquisa qualitativa, Guba and Lincoln (1985)* propõem a substituição desses critérios por credibilidade (a pesquisa é crível na perspectiva do participante) , transferibilidade (os resultados são passíveis de transferência para outro contexto), dependabilidade (que mudanças do contexto afetam a pesquisa) e confimabilidade (se os resultados podem ser confirmados ou corroborados por outros pesquisadores).
*Lincoln, YS. & Guba, EG. Naturalistic Inquiry. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1985.
Para conhecer mais sobre avaliação da pesquisa qualitativa, vejam http://www.socialresearchmethods.net/kb/qualval.htm
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