#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
1. Com base na teoria da difusão da inovação (ROGERS, 1962), podemos
dizer que, quando surge uma nova tecnologia, temos os primeiros adeptos e os
adeptos tardios. A decisão de adoção ou NÃO passa pelo convencimento de sua
necessidade e das (des)vantagens. A teoria não previu a IMPOSIÇÃO. Trabalho com
ensino mediado por computador há 22 anos, mas vejo com tristeza o que está
acontecendo hoje com meus colegas que, da noite para o dia, viram sua sala de aula
migrar para uma tela de computador. A partir de hoje publicarei uma dica ou uma
reflexão por dia, sem preocupação com ordem temática.
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
2. Os pais não deveriam “invadir” as telas durante as aulas de seus filhos
e nem dar palpites. Provavelmente, eles são os mesmos que, nas reuniões da
escola, sempre criticam tudo. Provavelmente também fazem as tarefas dos
filhos. Já que eles estão ai na sua tela, por que não solicitar a participação
deles?. Quem sabe eles não podem moderar
uma discussão, fazer elogios para os colegas de seus filhos, sugerir vídeos
interessantes, bater um papo com os alunos.
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
3. Se você é professor de línguas, que tal sugerir que seus alunos leiam
e comparem as notícias sobre a saída do ministro da Justiça no Brasil. Seguem
sugestões de jornais em espanhol e em inglês:
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
4. Prefiro o ensino on-line assíncrono, pois dá mais flexibilidade aos
alunos. Em tempos de pandemia, seria o ideal. Pensem nas famílias que têm um
computador apenas para os pais trabalhando remotamente e os filhos tendo aula
mediada por computador. Como fazer se todos tiverem de se conectar no mesmo
horário? Já sei, tem família que não tem como se conectar. Falarei disso
amanhã.
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
5. Pensem nas famílias sem acesso à Internet. Educação a distância não é
sinônimo de Internet. As primeiras experiências foram com material impresso e
depois foram criados muitos programas de rádio. No Brasil, na década de 60,
surgiram os programas educativos em transmissão radiofônica. Milhares de
pessoas foram alfabetizadas pelo rádio. Por que não pensaram também no rádio?
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
6. Sou radicalmente contra o ensino síncrono online para a educação
infantil. Tudo bem que a escola envie vídeos contanto histórias, um desenho
animado educativo, mas exigir que os professores façam “lives” passa dos
limites do bom senso (sempre lembrando que nem todos estão conectados). Se um
dos objetivos mais importantes da educação infantil é a socialização, seria
muito mais importante que a escola se preocupasse com a socialização dessa
criança em sua família, conversando e orientando os pais sobre a importância do
vínculo familiar. Uma ideia seriam plantões telefônicos.
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
7. O que vejo nos jornais é o
aumento da violência contra as mulheres. E as crianças? Como elas estão? Alguém
publicou aqui no Facebook que uma criança de não mais que 3 anos foi colocada
do lado de fora de um apartamento em uma escada escura. Ficou aos berros até
ser acudida por uma vizinha. Quem está se preocupando com as crianças. Por
favor, gestores da educação infantil, esqueçam as malditas tarefas e coloquem
seus especialistas para conversarem com os pais sobre desenvolvimento infantil
e as características de cada idade. Ajudem a evitar a violência contra elas.
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
8. Fala-se muito em ensino bancário, termo criado por Paulo Freire para
criticar a educação como sinônimo de “depósito” de conhecimento nos educandos.
Esta metáfora para mim está ressignificada com as escola exigindo o depósito
regular de conteúdos na web. O professor precisa provar que trabalhou as horas
que constam em seu contrato de trabalho para fazer jus ao seu salário. Por que
não pensaram em redes colaborativas onde o material criado por um ou por um
grupo sirva para muitos. Por que não criaram redes de formação de professor
para que este professor se sinta mais seguro para experimentar novas formas de
ensinar?
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
9. O ensino com a mediação de computador não precisa ser entendido como
obrigatoriedade de se criarem materiais novos. É claro que com todas as
ferramentas que a Internet nos oferece é possível criar muito material
inovador, inclusive com realidade virtual. Há muito material bom pronto (e ruim
também), mas nada justifica jogar os livros no lixo. A mediação do professor
poder ser em forma de orientação do uso do livro.
#EnsinoPandêmico (uma
reflexão ou dica por dia)
10. Ensino a Distância EAD) ou Homeschooling? Alguns preferem esquecer o
termo EAD, dizendo que não existe mais distância e que deveríamos falar em
ensino online. Mas está acontecendo também homeschooling em situações em que os
pais são orientandos a ensinar seus filhos. São eles que ensinam e não há um
professor em vídeo ou em uma plataforma online. Sinceramente, não me importa a
diferença. O que importa é que os professores são vitimas da pandemia com a
imposição de migrarem para as telas de computadores ou de prepararem instruções
e atividades para serem enviadas aos pais.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou
dica por dia)
11. Se você usa fórum de discussões,
estimule a interação entre os alunos, mas reforce que é importante dar alguma
contribuição ou publicar informação nova, evitando um simples “concordo com
você”.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou
dica por dia)
12. No fórum de discussões, mesmo
com os alunos interagindo com os colegas, o professor precisa se fazer
presente. Uma postagem resumindo o que foi dito até o momento, um feedback
geral ou elogios coletivos podem ser boas estratégias para mostrar aos alunos
que eles não estão sozinhos.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
13.Costumo
dizer para os meus alunos que quem lê textão é só professor. O fórum on-line é
uma boa oportunidade para orientar os alunos a serem objetivos, evitando
rodeios e a inserção de temas não pertinentes ao que se está discutindo.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
14.
Querem conhecer um e-book com sugestões de ferramentas gratuitas? Nosso grupo
de pesquisa, o Lalintec, publicou um com 50 ferramentas na editora Parábola, É
gratuito. Outro está à caminho. https://www.dropbox.com/s/gnm3ki6245srvj4/MAO_NA_MASSA.pdf?dl=0
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
15.
Tinta de impressora custa muito caro. Há pessoas que mesmo tendo computadores
não têm impressora ou evitam usá-la. Como fazem com as atividades enviadas para
serem impressas para usar com as crianças do ensino infantil e fundamental?
Onde está o bom senso? Para o bem das finanças dos pais e da ecologia, sugiro
evitar solicitação de impressão.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
16.
Uma coisa que os alunos devem estar sentindo falta nesta pandemia é daquela
conversa fiada na sala de aula. Se você usa uma plataforma digital que te
permite criar um espaço para esse tipo de conversa, crie um fórum para isso.
Sugestão de nomes: conversa fiada, hora do recreio, papo livre. Outras ideias?
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
17.
Se você está trabalhando em um curso para professores, é inevitável a
reclamação sobre salários, falta de prestígio, etc. O muro de lamentações é
legítimo, mas, quando isso acontece em um fórum, o efeito borboleta é
devastador e o tema da semana vai para o brejo. Uma saída é criar um fórum só para
isso.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
18.
Tem EAD de tudo quanto é jeito. Tentar diferenciar do ensino presencial,
dizendo que o material é diferente nem sempre é verdade. Há materiais
maravilhosos e diversificados, mas outros que não passam de paráfrases (muitas
vezes infiéis) de bons livros. A pergunta que não quer calar é “Por que não
adotam os livros que parafraseiam”?
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
19. Se sua escola optou por interromper as aulas, que tal tentar algum
contato com seus alunos nem que seja para saber como estão? Vale tudo: um
telefonema, uma mensagem de WhatsApp, um vídeo nas redes sociais, um bilhete
enviado por alguém que possa deixar na casa do aluno em segurança. Neste
momento, precisamos dizer que estamos nos preocupando com eles.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
20.
Sei que muitos professores estão inseguros com suas habilidades com a
tecnologia digital. Afinal, tiveram que fazer uma transição abrupta para essa
nova forma de ensinar. Errar é uma forma de aprender. Tente, erre, erre de novo
até acertar e aprender. Converse sobre isso com seus alunos. Eles podem te
auxiliar e não é só agora na pandemia. Faça isso sempre. Essa moçadinha entende
muito de tecnologia! Em troca, assegure a eles que alunos também podem errar
durante seu processo de aprendizagem.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
21.
Lembre-se sempre que menos pode ser mais. Não se sinta obrigada(o) a usar
várias ferramentas ou plataformas. A qualidade de suas aulas não diminui se
você for minimalistas no uso de ferramentas.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
22.
Tire proveito das notícias sobre a pandamenia, dos memes, dos vídeos, das
entrevistas; das estatísticas etc. Tente organizar projetos interdisciplinares
com seus colegas. Se você trabalha com outras línguas, organize com seus alunos
campanhas em diversas línguas para divulgar conselhos importantes e combater
fake news. Peça para navegarem pelos jornais de outros países e reunir informações
em um mural. Sugiro o padlet.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
23. Não se compare com os que sabem usar tecnologia sofisticada. Faça
simples, faça com segurança. O simples
pode oferecer mais qualidade do que o sofisticado.
24. #EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia).
Encontrei esta dica em Terantino
(https://fltmag.com/transitioning-to-k-12-online-language-learning-essential-questions-for-teachers/)). São procedimentos
metodológicos em 3 passos que traduzo a seguir: 1. Instrução: ler, ouvir, ou
ver pequenos segmentos com instruções; 2. Prática: perguntas de compreensão ou
exercício do tipo tente-fazer; 3. Extensão: aplique este conhecimento a uma
situação da vida real.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
25. Essa dica também está em Terantino (https://fltmag.com/transitioning-to-k-12-online-language-learning-essential-questions-for-teachers/). “Quando possível
dê aos alunos a liberdade de escolher tópicos com percursos diferentes para
chegar ao mesmo resultado.”
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
26. Toda ferramenta vale a pena se a alma não for
resistente. Instruções pequenas, orientações para tarefas podem ser enviadas
por e-mail, WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook, Snapchat e até criadas com
um avatar animado no Voki.com.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
27. “Toda forma de comunicação vale a pena se a alma
não for resistente” vale também para os alunos. Permita que eles usem as mais
diferentes formas de comunicação: a
dança, o rap, e qualquer expressão artística.
#EnsinoPandêmico (uma reflexão ou dica por dia)
28. Esqueça as provas. Elas já deveriam ter sumido
há anos da educação. Use projetos, tarefas, produções que envolvam o conteúdo e
arte. Avalie o uso da linguagem, do conhecimento e não das regras abstratas. Dê
ao aluno a oportunidade de refazer seus trabalhos.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home