Tuesday, January 31, 2017

DicaPesquisa16



Na revisão bibliográfica, não cite apenas autores estrangeiros. Não se esqueça de citar os trabalhos de seu próprio grupo de pesquisa. Inclua também os brasileiros que pesquisaram sobre o mesmo tema, especialmente, se apresentarem uma boa contribuição. Não cite alguém, se for apenas bajular.

#DicaPesquisa15



Não é ético criticar um trabalho que usa uma teoria para falar de um fenômeno só porque a teoria que você abraça vê o mesmo fenômeno com outra lente. Nada te impede de mostrar as formas distintas como um fenômeno é visto, mas não jogue pedra em quem não reza pela sua cartilha. Os trabalhos alheios devem ser lidos dentro da perspectiva adotada naquele texto e não pela perspectiva de outra teoria. Não use a visibilidade de outro pesquisador para tentar conseguir seus 15 minutos de fama. Abraçar uma teoria é muito semelhante a abraçar uma religião. Não queira que todos sigam a mesma igreja. E, finalmente, cuidado com os modismos. O fato de todo mundo estar trabalhando com X não é motivo para criticar quem está trabalhando com Y.

Monday, January 30, 2017

#DicaPesquisa14



Junia Zaidam sugeriu que eu desse a seguinte dica: Evite  citar ipsis literis sem comentar a citação. Concordo com ela que as citações não podem ficar soltas no meio do texto, “solicitando esforço do leitor para fazer a conexão com o que o pesquisador quis dizer e/ou por que trouxe aquela citação”. 

Sunday, January 29, 2017

#DicaPesquisa 13



Não inclua em sua pesquisa uma revisão de tudo o que estudou até chegar à escrita do trabalho. Escolha a teoria que realmente vai te ajudar a entender o fenômeno escolhido e cite pesquisas anteriores para contextualizar a sua. Leia as fontes originais.  Citar de segunda mão aquilo que é fundamental ao seu trabalho é imperdoável. Mas você deve citar as críticas, se houver, e apresentar seu posicionamento. Você não precisa concordar com tudo, desde que faça uma crítica consistente. Não se esqueça de fazer uma revisão de outros trabalhos no Brasil e no exterior que fizeram pesquisas sobre o mesmo tema. Cuidado com colchas de retalhos. Não faça uma lista de citações. Comente, mostre semelhanças e diferenças, aponte lacunas e pontos positivos, use argumentos contra e a favor, e fale das controvérsias.  Coloque sua voz no seu trabalho.

Saturday, January 28, 2017

#DicaPesquisa 12

Não confunda teoria com descrições históricas ou reflexões ensaísticas sobre um tema. Estes textos até podem te ajudar na introdução de seu trabalho, mas teorias são conjuntos de ideias, conceitos ou pressupostos que nos ajudam a entender um fenômeno. Vou dar 2 exemplos de teoria de forma ligeira e incompleta. (1) A teoria dos sistemas complexos têm como pressuposto que os sistemas complexos adaptativos se constituem de elementos que se inter-relacionam. Outros conceitos associados são: os sistemas são abertos (sofrem influência do meio externo), se retroalimentam, mudam, se adaptam, etc. (2) A teoria sociocultural de Vygotsky parte do pressuposto de que a interação social é essencial para o desenvolvimento cognitivo. Outros conceitos associados são: mediação, zona próxima do desenvolvimento (prefiro essa forma à zona do desenvolvimento proximal), etc. (Ver mais em Paiva, 2014*). Assim se meu suporte é (1) vou procurar ver, no fenômeno em estudo, a inter-relação dos elementos, as mudanças, as adaptações, etc. Se for (2) vou observar, por exemplo, se a colaboração entre os aprendizes gera aprendizagem. Convido meus colegas estudiosos de teorias diversas a darem suas contribuições com exemplos de teorias.
*PAIVA, V.L.M.O. Aquisição de segunda língua. São Paulo: Parábola, 2014.

Friday, January 27, 2017

Dica de Pesquisa 11



Hoje inicio uma série de comentários sobre a questão da teoria. O referencial teórico ou suporte teórico fornece os conceitos que vão ajudar o pesquisador a interpretar seus dados. Se a(s) teoria(as) apresentada(s) não dialogar(em) com sua análise, você tem 2 opções: (1) desapegue e jogue fora, pois não faz o menor sentido fazer uma revisão teórica e depois não usar nada do que apresentou. (2) reveja sua análise e estabeleça o diálogo com a(s) teoria(s) que você escolheu.  Há alguns casos em que a teoria emerge dos dados, mas isso fica para outro dia.

Thursday, January 26, 2017

#DicaPesquisa 10



Citações de mais de 3 linhas são indentadas e não se usam aspas