Wednesday, February 08, 2017

#DicaPesquisa 23

Em teses e dissertações, coloque as citações traduzidas no corpo do texto e o texto original em nota de rodapé. A ABNT recomenda: “Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão “tradução nossa” entre parênteses.”
EX. “xxxxxxxxxxxxxx.” (FULANO, ano, v., p. tradução nossa).
Em artigos, siga as instruções do periódico. Quando são muitas, sempre coloco uma nota na primeira ocorrência de citação traduzida e digo que todas as traduções são de minha responsabilidade. Quando é uma só escrevo na nota: Minha tradução de XXXX (xxx= texto original), ou apenas “Minha tradução”. Acho tão estranha a expressão “tradução nossa” ou mesmo “tradução minha”. Apelo aos colegas professores de português para explicar isso.
Se estou certa eu não sei, mas ninguém nunca implicou.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home