Tuesday, May 23, 2017

#DicaPesquisa122



Pesquisa não é delação premiada!
O fato de você participar de uma disciplina online e ter acesso aos dados escritos não te permite usar esses dados em uma pesquisa/artigo sem conhecimento dos envolvidos. Para mim, isso equivale a gravar uma aula e usar a transcrição sem conhecimento dos participantes. Seguir princípios éticos não é uma opção, mas uma obrigação. Estou cansada de ler textos expondo professores sem que eles tenham conhecimento. Isso pode ter consequências jurídicas.

Friday, May 19, 2017

#DicaPesquisa121

Esta é minha última dica de pesquisa.

Leia muito sobre o tema que escolheu para investigar. Quanto mais você ler, mais ideias terá para desenvolver sua pesquisa.

Se eu lembrar de algo interessante, posto novamente, mas acho que não tenho mais ideias. Se alguém tiver, que tal continuar com essa tarefa?

Thursday, May 18, 2017

#DicaPesquisa120

A qualidade de uma pesquisa quantitativa é avaliada levando-se em conta os critérios de validade (interna e externa) e confiabilidade (interna e externa). Se uma pesquisa tem validade interna significa que ela investigou exatamente o que se propôs a pesquisar e externa se os resultados permitem fazer generalizações. Confiabilidade interna avalia se outra pessoa analisando os mesmos dados chegaria ao mesmo resultado e externa se outro pesquisador replicando a pesquisa chegaria à mesma conclusão. Para a pesquisa qualitativa, Guba and Lincoln (1985)* propõem a substituição desses critérios por credibilidade (a pesquisa é crível na perspectiva do participante) , transferibilidade (os resultados são passíveis de transferência para outro contexto), dependabilidade (que mudanças do contexto afetam a pesquisa) e confimabilidade (se os resultados podem ser confirmados ou corroborados por outros pesquisadores).

*Lincoln, YS. & Guba, EG. Naturalistic Inquiry. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1985.

Para conhecer mais sobre avaliação da pesquisa qualitativa, vejam http://www.socialresearchmethods.net/kb/qualval.htm

Wednesday, May 17, 2017

#DicaPesquisa119



Minha dica de pesquisa de hoje é um apelo. Sempre me bati pela ética na pesquisa e até publiquei um texto sobre isso (PAIVA, V.L.M.O. Reflexões sobre ética na pesquisa  Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte. Vo. 5, n.1. p.43-61, 2005), mas é um absurdo que sejamos submetidos ao CEP/Conep) com orientações específicas para o controle de pesquisas da área médica. Quando achávamos que a resolução 510, de 07/04/2016 era o início da solução do problema, tudo voltou à estaca zero. Conheçam o problema, assinem o abaixo-assinado, compartilhem e vamos participar ativamente dessa luta.

Tuesday, May 16, 2017

#DicaPesquisa118



Sobre Plataforma Lattes  
Ao preencher seu Curriculum Lattes, não confunda vínculo com atividade.
O vínculo descreve a relação empregatícia ou não: servidor público, celetista, bolsista, estagiário, colaborador, voluntário. Exemplos de atividade são: direção, ensino, pesquisa, estágio, etc.
“Portanto, Se a instituição descreve "Onde" você atuou, o vínculo descreve "Quem" você era (sua posição) e a atividade descreve "O quê" você fez.” (texto extraído da ajuda do Lattes”
Alguém tem mais alguma dica sobre o Lattes para compartilhar? As minhas terminam aqui

Sunday, May 14, 2017

#DicaPesquisa116



 Sobre Plataforma Lattes
Você sabia que você pode cadastrar no Lattes suas Redes sociais, websites e blogs?
Há uma entrada para isso em Produção Técnica.

Saturday, May 13, 2017

#DicaPesquisa115



 Sobre Plataforma Lattes
Se você fez a tradução de um livro, não cadastre como livro. Há uma entrada específica em “Produção Bibliográfica” para cadastro de tradução de artigos, livros ou outras traduções. Da mesma forma, prefácio e posfácio também não são artigos e há uma entrada específica para isso.
Se uma publicação não se encaixa em nenhum dos itens listados, insira em “Outra produção bibliográfica”. Ao preencher os dados, observe que o item “natureza” é um campo livre para preenchimento, isto é, você pode descrever a publicação sem restrição de denominação. É também em “Outra produção bibliográfica” que você insere artigos publicados em periódicos sem ISSN.